Nota Técnica aborda uso racional de fertilizantes na adubação do trigo | Agricultura | Notícias | Novo Rural
(54) 3194-0098 | (55) 99960-4053
PUBLICIDADE
Nota Técnica aborda uso racional de fertilizantes na adubação do trigo
Segunda, 30 de Maio de 2022
(Fernando Dias/Seapdr/Divulgação)

Por solicitação da Câmara Setorial do Trigo, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), uma Nota Técnica foi produzida para abordar o uso racional de fertilizantes como forma de economizar na adubação da nova safra de trigo, cujo período de plantio se iniciou no Rio Grande do Sul neste mês de maio.

– Em tempos de alta nos custos dos fertilizantes, a busca pela racionalização da adubação gera a preocupação em manter o equilíbrio no fornecimento de nutrientes essenciais para a cultura do trigo, visando alcançar uma produção de qualidade com retorno econômico ao produtor – destaca o assessor técnico da Câmara Setorial, Altair Hommerding.

Intitulada "Fertilização equilibrada é estratégia para a produtividade do trigo em tempos desafiadores no mercado de fertilizantes minerais", a Nota Técnica busca elucidar o produtor sobre a importância de conhecer as necessidades do solo para a utilização racional e eficiente dos fertilizantes na cultura do trigo nesta safra de 2022. Analisar a reserva de nutrientes no solo, oriunda de fertilizações de anos anteriores, e explorar a possibilidade de investir em outros nutrientes, como enxofre, cálcio, magnésio, boro e molibdênio, são algumas das orientações listadas.

Assinam o documento o professor Telmo Jorge Carneiro Amado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em fertilidade do solo; o professor em fisiologia vegetal Elmar Luiz Floss, do Instituto de Ciências Agronômicas (INCIA); e Giovani Facco, gerente de pesquisa da Biotrigo Genética. A Nota Técnica pode ser acessada  aqui.

Fonte: Da Redação, com informações da Seapdr
MAIS FOTOS