Produtores devem atualizar o CNIR até 30 de dezembro | Negócios | Notícias | Novo Rural
(54) 3194-0098 | (55) 99960-4053
PUBLICIDADE
Produtores devem atualizar o CNIR até 30 de dezembro
Prazo vale para propriedades com mais de 50 hectares de terra
Segunda, 22 de Novembro de 2021
(Gracieli Verde/Arquivo Novo Rural)

Propriedades com área superior a 50 hectares tem até o dia 30 de dezembro para atualizar os dados no Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). O cadastro é resultado de uma parceria entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e representa a integração dos maiores cadastros do país do meio rural. Para imóveis menores que 50 hectares, o prazo é 30 de dezembro de 2022.

Criado na intenção de aumentar a transparência e a eficiência na gestão cadastral das propriedades, o CNIR vai integrar os dados dos imóveis constantes no Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais (Cafir), da Receita, e o do Sistema Nacional de Cadastro Rural, do Incra.

Para realizar a vinculação do Sistema Nacional de Cadastro Rural e do Cafir ao CNIR é necessário que o imóvel esteja corretamente cadastrado em ambos. As condições cadastrais continuam as mesmas, como a declaração anual do Imposto Territorial Rural (ITR).

Atualmente, é possível acessar o CNIR por meio de criação de um login e senha. Entretanto, o cadastro está integrado à plataforma gov.br e, em breve, a forma atual será extinta. Assim, a orientação é que que seja criada uma conta na plataforma do governo com a atribuição de selo de confiabilidade, no mínimo, do Nível Verificado - Prata.

A não vinculação dos dados no CNIR irá gerar pendência no Cafir impossibilitando a emissão da Certidão Negativa de Débitos (CND) e do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR). Os documentos são essenciais para venda da propriedade, hipoteca e financiamentos bancários.

Fonte: Da Redação, com informações da Farsul
MAIS FOTOS