Marcas investem em ampliar o alcance do impacto de práticas mais sustentáveis | Tecnologia | Notícias | Novo Rural
(54) 3194-0098 | (55) 99960-4053
PUBLICIDADE
Marcas investem em ampliar o alcance do impacto de práticas mais sustentáveis
Quinta, 04 de Novembro de 2021
(Divulgação)

A Grão Direto, plataforma digital para comercialização de grãos, anuncia a introdução, em colaboração com a Bayer, do "Selo de Práticas Mais Sustentáveis" em seu marketplace digital. A presença do selo indicará quais agricultores na plataforma estão utilizando práticas agronômicas mais benéficas ao meio ambiente. A iniciativa permite que a startup, que tem várias outras ações que buscam incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis, proporcione ainda mais segurança, rastreabilidade e eficiência para as transações digitais de grãos no mercado físico.

Desenvolvido em colaboração com a equipe global de sustentabilidade da Bayer, o selo é concedido aos agricultores de acordo com os resultados de um questionário sobre práticas agrícolas sustentáveis. A metodologia atribui uma pontuação a aspectos específicos como plantio direto, uso de nitrogênio, manejo do solo, tipos de culturas de rotação, entre outros.

Além disso, aqueles agricultores com menores pontuações são incentivados a conhecer mais e a adotar práticas que sejam mais benéficas ao meio ambiente. Após um piloto com mais de 200 agricultores brasileiros participantes, a iniciativa agora será estendida às dezenas de milhares de usuários da plataforma da Grão Direto. Além do selo, outros dados relacionados a ESG, organizados a partir de diferentes fontes -como órgãos governamentais e empresas de monitoramento e compliance - são utilizados para verificar, por exemplo, sobre apontamentos em lista de trabalho escravo ou junto ao Ibama.

O apoio da Bayer foi essencial para a criação do selo de práticas sustentáveis. As equipes de produto e tecnologia da Grão Direto foram apoiadas por especialistas globais da multinacional, que serviram como consultores para tópicos relevantes do projeto piloto, incluindo a melhor maneira de abordar os agricultores, composição da pontuação, metodologia e resultados. A Leaps by Bayer, braço de investimento de impacto da Bayer, também participou de rodadas de investimento da Grão Direto em 2018 e 2021.

 


 

Democratização da informação e demanda do mercado

A disponibilidade de informações sobre sustentabilidade na plataforma Grão Direto também permitirá melhor controle a compradores de grãos, de diversos perfis e tamanhos, que ainda não possuem processos de compliance ambiental tão desenvolvidos. Dessa forma, a adoção de padrões de sustentabilidade na comercialização de grãos poderá ir além das grandes empresas, que já possuem setores próprios e específicos de ESG.

Com isso, a Grão Direto apoia e incentiva seus usuários a atender às crescentes demandas de sustentabilidade nos negócios com commodities agrícolas, aumentando a qualidade dos padrões e processos ao longo de toda a cadeia de originação de grãos. Além disso, através da tecnologia será possível oferecer maior nível de conhecimento e educação nos casos em que o sistema identifique oportunidades para melhoria nas práticas agrícolas dos usuários, aumentando o nível geral de sustentabilidade ao longo da cadeia. Esse incremento da consciência sobre a sustentabilidade em larga escala pode beneficiar uma variedade de biomas importantes, como a Amazônia e o Cerrado.

Posicionada como um marketplace, a Grão Direto tem como estratégia reunir, processar e disponibilizar - de forma integrada às jornadas comerciais de grãos - dados de ESG de diferentes fontes que produzem ativamente este tipo de informação. A startup atua como cliente das empresas de monitoramento e compliance, ajudando a distribuir seus produtos e serviços, facilitando sua conexão com novos clientes e parceiros, além de contribuir com seus modelos a partir dos dados gerados pela plataforma Grão Direto. A ideia é fornecer ao mercado, na hora certa e de forma integrada e acessível, as informações necessárias para que as transações em grãos sejam concluídas com rapidez, segurança e com o que há de mais moderno em compliance ambiental e social.

Fonte: Da Redação, com informações da Bayer
MAIS FOTOS