MT: algodão em sistemas intensivos de produção é tema de simpósio | Agricultura | Notícias | Novo Rural
(54) 3194-0098 | (55) 99960-4053
PUBLICIDADE
MT: algodão em sistemas intensivos de produção é tema de simpósio
O estado mato-grossense é o maior produtor brasileiro de algodão
Quinta, 21 de Outubro de 2021
Divulgação

Maior produtor brasileiro de algodão, o estado do Mato Grosso vai sediar de 9 a 11 de novembro o I Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção de Algodão. O evento reunirá os principais especialistas da cultura em sistemas intensivos e será uma oportunidade para se atualizar sobre os fatores que podem influenciar a produção agrícola, como as pragas, doenças, plantas daninhas e a fertilidade do solo, contribuindo para uma agricultura sustentável. A realização é da Embrapa, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e Sistema Famato. 

Destinado a produtores, técnicos, pesquisadores e acadêmicos, o simpósio será realizado de forma híbrida, com programação presencial e com transmissão ao vivo para participantes remotos. 

A programação contará com sete mesas redondas e cinco palestras que abordarão questões como a saúde do solo, lavouras manejadas com sistema plantio direto, avanços na regulamentação de bioinsumos, eliminação dos restos culturais, manejo e controle biológico de nematoides, pragas, doenças, plantas daninhas, plantas de cobertura, pós colheita e desafios da tecnologia de aplicação em sistemas intensivos de produção.

“Cada mesa redonda será composta por um pesquisador, um produtor e um consultor, das diferentes regiões agrícolas do Brasil, além de um debatedor indicado pelas empresas patrocinadoras do evento”, explica o presidente do evento e pesquisador da Embrapa Algodão Luiz Gonzaga Chitarra. Essa dinâmica visa contribuir com a interação técnica e científica entre os atores do setor e o intercâmbio de experiências sobre os avanços científicos e tecnológicos relacionados aos sistemas de produção intensivos, tendo o algodoeiro como componente.

Na solenidade de abertura haverá um talk show com o tema “A pesquisa como caminho para a sustentabilidade da agricultura”, com palestra do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville; e participação dos presidentes do Sistema Famato, Normando Corral e da Abrapa, Júlio Busato. A mediação será do presidente da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Arioli.

O I Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção de Algodão Brasileiro conta com patrocínio da UPL, Bayer, Basf, FMC e Syngenta.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do evento. As vagas são limitadas.

Fonte: Da redação, com informações Embrapa
MAIS FOTOS