Van Ass: tecnologia e inovação para manter a qualidade das sementes | Agricultura | Notícias | Novo Rural
(54) 3194-0098 | (55) 99960-4053
PUBLICIDADE
Van Ass: tecnologia e inovação para manter a qualidade das sementes
Além de tour em lavouras do grupo Van Ass, visitantes da Expedição de Inverno conheceram estruturas das unidades de beneficiamento
Quinta, 14 de Outubro de 2021
UBS da Fazenda Limburgia, em Condor/RS, integra empreendimentos do Grupo Van Ass (Gracieli Verde/Novo Rural)

Com 39 anos de experiência junto à Van Ass Sementes, o engenheiro-agrônomo Mario Luiz Gallas – responsável técnico pelas unidades de beneficiamento de sementes –, recebeu os visitantes da Expedição Van Ass – Culturas de Inverno para mostrar as estruturas da empresa. Ao lado de integrantes da direção da empresa, ele detalhou processos os quais são aplicados para manter a qualidade das sementes que vem dos campos de multiplicação. 

Um roteiro intenso entre os dias 4 e 8 de outubro permitiu que dezenas de produtores e demais profissionais de assistência técnica e revendas vissem de perto o trabalho executado nas unidades de beneficiamento localizadas nas fazendas União e Limburgia, ambas no município de Condor/RS.

– Uma unidade de beneficiamento é o coração da semente. Aqui a gente não melhora a qualidade da semente, apenas a mantém. É daqui que sai a determinação do que segue para o campo ou o que vai para o comércio comum – pontua Gallas, ressaltando que a experiência do time das unidades faz toda diferença no aprimoramento desta seleção das sementes.

 

(Foto: Gracieli Verde/Novo Rural)

 

Detalhes da estrutura, desde o recebimento até a expedição, puderam ser vistos de perto pelos participantes do tour, em horários em que o fluxo dos colaboradores era reduzido. Nesta época do ano, com a expedição a todo vapor em função do início da safra de verão, era possível ver a organização e os aparatos de segurança que estão à disposição das equipes.

Gallas também mostrou a importância do tratamento industrial de sementes, que tem estações de trabalho nas duas unidades. Segundo ele, além de critérios rigorosos de controle de qualidade nos processos, isso garante mais segurança ao produtor rural na hora de manusear a semente para o plantio.

 

– Ao invés de os agricultores terem suas unidades de tratamento on-farm em cada propriedade rural, é mais sustentável concentrar isso aqui na indústria, com equipamentos modernos. Entendemos que é uma forma de despoluir qualquer processo que envolva isso na lavoura – salienta o agrônomo, mostrando inclusive itens de segurança que asseguram esse trabalho sem riscos de contaminação para o local.

Em relação ao armazenamento de sementes, Gallas também explica que especialmente para as cultivares de soja, a ambiência está projetada com ferramentas tecnológicas que garantem temperaturas controladas, o que interfere diretamente na manutenção da qualidade dos lotes. A modernização das estruturas que a empresa tem feito nos últimos anos tem contribuído para isso. 


Van Ass Sementes abre as portas de quatro fazendas e das UBSs para parceiros e clientes


 

Fonte: Gracieli Verde | Estúdio Novo Rural - Conteúdo para o Agronegócio
MAIS FOTOS