Rússia terá produção em série de trator autônomo cognitivo | Tecnologia | Notícias | Novo Rural
PUBLICIDADE
Rússia terá produção em série de trator autônomo cognitivo
Equipamento escolhe o melhor trajeto como se tivesse uma pessoa no comando e pode reduzir o tempo de colheita em 25%
Sexta, 28 de Maio de 2021
Divulgação

A fabricante russa Bryanskselmash anunciou o Palesse GS12s, seu primeiro maquinário agrícola com piloto cognitivo de série. O conceito vai além dos tratores autônomos via georreferenciamento ou controle remoto, pois a máquina escolhe o melhor caminho como se fosse uma pessoa.

A máquina está em conformidade com todos os padrões da União Europeia (UE), embora seja seja fabricada diretamente na Rússia, China e Cazaquistão, e já e equipada desde a fábrica com a tecnologia artificial de inteligência artificial (IA) do Cognitive Pilot “Cognitive Agro Pilot”.

A Cognitive Pilot é resultado da parceria entre a Sberbank e o grupo Cognitive Technologies a fim de criar um sistema de direção autônoma baseado em IA para equipamentos agrícolas, como colheitadeiras de grãos, tratores e pulverizadoras.

A solução inclui uma unidade autônoma para gerenciar o maquinário, uma câmera de vídeo, um monitor, um conjunto de cabos de conexão e outros elementos do sistema de controle. A interface do usuário está disponível por meio de um aplicativo móvel Android para smartphones ou computadores.

O sistema analisa imagens de apenas uma câmera de vídeo e, usando um dos tipos mais avançados de AI (rede neural convolucional de aprendizado profundo), entende os tipos e posições dos objetos no caminho, constrói trajetórias de movimento e envia comandos para as manobras.

Segundo os fabricantes, o sistema Cognitive Agro Pilot reduz o tempo de colheita em uma média de 25% e as perdas diretas da colheita entre 8% e 13%.

O sistema, inclusive, já é usado como acessório em diversas marcas. De junho a outubro de 2020, mais de 350 colheitadeiras autônomas New Holland, John Deere e Claas equipadas com o sistema Cognitive Agro Pilot cultivaram mais de 160.000 hectares e colheram mais de 720.000 toneladas.

“A partir de agora, teremos os primeiros maquinários robôs produzidos em massa no mundo. Eles serão equipados com Cognitive Pilot AI desde a fábrica. Esta é uma oferta significativa para expandir a participação de mercado da empresa não apenas na Rússia, mas também no exterior”, disse Olga Uskova, CEO da Cognitive Pilot.

“Esperamos que a disponibilidade de inteligência artificial em nossas colheitadeiras melhore sua competitividade, aumente as vendas e forneça aos agricultores uma boa ferramenta para melhorar significativamente a eficiência da colheita”, concluiu Andrey Shilin, Engenheiro-chefe da Bryanskselmash.

Fonte: Da Redação, com informações AgEvolution
MAIS FOTOS