Como aumentar a eficiência na safra 2020/2021? | Agricultura | Notícias | Novo Rural
FREDERICO WESTPHALEN - RS
PUBLICIDADE
Como aumentar a eficiência na safra 2020/2021?
Esta nova temporada tem um papel ainda mais importante no cenário atual, em que o agronegócio segue sendo um dos pilares mais importantes para a economia nacional
Terça, 21 de Julho de 2020
Gracieli Verde/Arquivo Novo Rural

Diante de cenários cada vez mais competitivos, produzir mais com menos é um dos desafios do produtor rural. Mas, como produzir com eficiência essa soja que poderá valer R$ 100,00 por saca lá na frente? Como rentabilizar mais e aumentar a capacidade de investimento? Como usar insumos de forma sustentável do ponto de vista financeiro e ambiental? São reflexões consideradas importantes em um momento como este, pré-safra de verão 20/21.

Esta nova temporada tem um papel ainda mais importante no cenário atual, em que o agronegócio segue sendo um dos pilares mais importantes para a economia nacional. Do ponto de vista do manejo dos sistemas de produção, o agricultor vai precisar gerenciar ainda melhor os custos para tornar a safra mais rentável.

– Buscar informações estratégicas para este momento que antecede a temporada auxilia na tomada de decisão nos manejos dos próximos meses, com vistas para a semeadura da soja. Este ano, em especial, temos um receio muito grande com o clima, então tudo precisa estar muito ajustado para que possamos otimizar cada vez mais os recursos – orienta o professor Alexandre Gazolla Neto, que é doutor em Produção de Sementes pela UFPel.

Como um dos principais insumos é a semente, escolher variedades que mais se adaptam ao ambiente de produção da sua propriedade ou fazenda é essencial. Época de plantio, tipo de solo e ambiente de forma geral precisam ser avaliados para a melhor tomada de decisão.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Oportunidade

Para compartilhar informações de relevância sobre como se preparar para esta safra 2020/2021, com foco na cultura da soja, o projeto Novo Rural Qualifica segue com aulas on-line disponíveis do curso Qualidade de Sementes, Ambiente de Produção e Plantabilidade. As vídeo-aulas são direcionadas para agricultores, gerentes de fazendas, agrônomos, técnicos agrícolas e tecnólogos em agropecuária que querem obter melhores resultados nos próximos ciclos. São 10 aulas e três estudos de caso para o aluno se qualificar, além da avaliação, que dá direito a certificado digital através da plataforma.

– Selecionamos conteúdos fundamentais para que o produtor rural ou o agrônomo e técnico que prestam assistência tenham mais assertividade nos processos adotados durante o ciclo produtivo. Nosso objetivo é ser parceiro do agricultor neste momento, em que todos querem e precisam garantir mais renda ao fim da safra – ressalta o professor Gazzola, que é o coordenador do projeto.

 


Confira o conteúdo do curso

1. Introdução

1.1. Saiba quais serão os principais pontos que nortearão as vídeo-aulas

2. Conteúdo geral

2.1. Aula 1. Atenção aos detalhes ao longo do Sistema de Produção

2.2. Aula 2. Rotação de culturas e manejo de plantas de serviço

2.3. Aula 3. Ambiente para semeadura e estabelecimento de plantas

2.4. Aula 4. Formação, maturação e componentes da qualidade de sementes

2.5. Aula 5. Germinação e emergência de plantas

2.6. Aula 6. Vigor de sementes e o desenvolvimento uniforme

2.7. Aula 7. Avaliação da qualidade de sementes

2.8. Aula 8. Transporte e armazenamento das sementes

2.9. Aula 9. Plantabilidade e estratégias de manejo

2.10. Aula 10. Distribuição uniforme, livre de falhas, duplas e triplas


INSCREVA-SE AQUI

Para mais informações, acesse: www.novorural.com/qualifica


O que dizem os ex-alunos:


Fonte: Estúdio Novo Rural | Conteúdo para o Agronegócio
MAIS FOTOS
COMENTÁRIOS