Os 70 sócios-fundadores que iniciaram a história da Cooperjab, há 29 anos, tinham em comum a crença de que o cooperativismo seria a saída para fortalecer as famílias da agricultura local no que diz respeito à comercialização de produtos, à logística e ao acesso a serviços. Hoje são 512 associados. Entre as atividades exercidas está a parte agropecuária, com compra de produtos da agricultura e comercialização de insumos, a fábrica de rações e o supermercado em Jaboticaba.
Supermercado Cooperjab, em Jaboticaba/RS. Foto: Gracieli Verde/Novo Rural
– Além disso, somos uma grande geradora de ICMS no município, estamos em primeiro lugar na arrecadação em relação aos demais estabelecimentos, contribuindo com mais de 60% do valor adicionado, que forma índice para o retorno do imposto e que fomenta outras áreas importantes à comunidade, como saúde e educação – salienta o presidente, Irramir Piccin.
Irramir Piccin preside a cooperativa. Foto: Gracieli Verde/Novo Rural
O sócio-fundador Dionizio Schiavinatto não esconde o orgulho de fazer parte desta história. Segundo o agricultor, o cooperativismo gerou um crescimento equilibrado.
– A cooperativa surgiu para proteger os agricultores. A Cooperjab é que mais dá retorno financeiro para o município em impostos. Sem contar que hoje o agricultor tem mais liberdade na negociação de preços – defende.
Para o agricultor Reni Bortoluzzi, que também foi um dos sócios-fundadores e segue ativo na cooperativa, a fundação da Cooperjab foi um passo importante para o setor primário, justamente pela busca de valorização do que as famílias produziam.
– No momento em que surgiu a cooperativa ela tratou todo mundo igualmente e isso foi muito importante. Isso permitiu agregar valor em cima do que produzíamos. Também facilitou o acesso aos insumos – recorda.
Para quem segue esta história, como o associado e colaborador Cleiton Trentin, que há 15 anos concilia o trabalho na propriedade da família e a função na cooperativa, este também é um momento a ser comemorado. “A gente tem orgulho em ajudar a disseminar o cooperativismo, principalmente por termos muitos pequenos agricultores envolvidos”, diz. É o cooperativismo agropecuário somando para melhor dividir a renda entre as famílias do campo e permitindo que elas prosperem.
Campanha Novo Rural:
Apoio: